domingo, 18 de agosto de 2013

Anuário 2012

Está na reta final a produção do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2012.
Fruto do trabalho dos pesquisadores Marcello Simão Branco e Cesar Silva, o Anuário 2012 é o nono volume da série – o quarto pela Devir Livraria – e tem por meta registrar o estado da literatura fantástica no País, além de auxiliar leitores em busca do que há de novo, escritores que desejam destrinchar as tendências do mercado, e editores e pesquisadores à procura das perspectivas do fantástico através de um conhecimento mais sistematizado e amplo.
A edição traz notícias sobre os prêmios e as personalidades do meio, análises do mercado editorial, listas dos livros recomendados lançados em 2012 e uma seção histórica com datas e resenhas de livros importantes.
O escritor Álvaro Domingues, do Blogue do Pai Nerd, comparece como resenhador convidado, somando seus comentários aos dos autores do Anuário sobre mais de duas dezenas dos principais livros de autores brasileiros e estrangeiros publicados no ano: Além do deserto, O alienado, Contos do sul, Delenda, Descobrimentos, Estranhas invenções, Fantasias urbanas, Geração subzero, O grito do Sol sobre a cabeça, História fantástica do Brasil: Inconfidência Mineira, Kaori e o samurai sem braço, A Liga de Urântia, Os deuses do mar, Protetores, Sideral no buraco sem fundo de Parnarama, Sozinho no deserto extremo, Todos os Portais, Trilhas do tempo, A cidade e as estrelas, A Companhia Negra, A máquina diferencial e O último livro, além dos clássicos Cristoferus, Pequenas portas do eu e Sombras de reis barbudos.
Apresenta também um ensaio exclusivo do acadêmico Ivan Carlo Andrade de Oliveira, sobre a ficção científica nas histórias em quadrinhos brasileiras, e destaca, como Personalidade do Ano, a escritora Simone Saueressig, autora do romance Aurum Domini: O ouro das Missões, Livro do Ano em 2011 pela Associação Gaúcha de Escritores.
A capa da edição traz um desenho de Silvio Ribeiro – o mesmo artista da edição 2010 –, com uma imagem que tem tudo a ver com a literatura fantástica nacional, na paisagem e no tema, que é um dos mais praticados pela ficção científica nacional.
O Anuário 2012 tem 184 páginas e faz parte da coleção Enciclopédia Galáctica. O livro estará à venda em breve e, assim como as três edições anteriores, poderá ser adquirido na loja da Devir, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário