quinta-feira, 26 de abril de 2012

Odisseia já!

Finalmente, depois de muita expectativa, será inaugurada em Porto Alegre, nesta sexta-feira, a 1ª Odisseia de Literatura Fantástica, evento dedicado ao encontro de leitores, autores e editores de fantasia, ficção científica e horror. Estão programadas as presenças de 80 escritores de oito estados brasileiros e da Argentina, realizando palestras, debates e sessões de autógrafos.
Também está programada a presença de 17 editoras comercializando seus livros diretamente ao consumidor, muitas delas promovendo o lançamento de novos títulos.
O evento foi idealizado pela editora porto-alegrense Argonautas, criada por Duda Falcão e César Alcázar, e pelo escritor norte-americano Christopher Kastensmidt, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
A abertura será às 19h do dia 27 de abril (sexta-feira) com a palestra "Simões Lopes Neto e o fantástico em Lendas do Sul", com o mestre e doutor em história Cesar Augusto Barcellos Guazelli. O grosso da programação, contudo, rola ao longo de todo o dia 28 (sábado), a partir da 10h30min.
A 1ª Odisseia de Literatura Fantástica e acontece no Memorial do Rio Grande do Sul, Rua Sete de Setembro, 1020, em Porto Alegre. A entrada é franca e a programação completa pode ser obtida aqui.

Um comentário:

  1. O evento foi muito bacana -- uma grande oportunidade para conhecer autores que dificilmente comparecem aos eventos do Sudeste. Daí a ênfase, oportuna e não bairrista, em autores do Rio Grande do Sul, com um painel a respeito e uma excelente palestra sobre Simões Lopes Neto (1865-1918). A atmosfera foi calorosa -- apesar do frio de Porto Alegre -- e amiga. Os demais paineis foram interessantes, com alguma ênfase na produção literária (dois paineis), mas houve até espaço para uma discussão da crítica em blogs. Os organizadores Cesar Alcázar, Christopher Kastensmidt e Duda Falcão cuidaram para que houvesse uma extensão social do evento, em jantares combinados previamente. Muitas editoras estiveram presentes, e a freqüência do público foi alta -- fala-se em mais de 500 pessoas, em um dia e meio. Até encontrei lá um pessoal do Grupo Genesis de Ficção Científica, que na década de 1980, inspirado no "Hiperespaço", publicou o fanzine "Millennium".

    ResponderExcluir