sábado, 20 de fevereiro de 2010

Scarium 26


Enfim, volta à cena o último dos moicanos, derradeiro fanzine de ficção fantástica publicado em papel no Brasil, último representante dos anos de ouro do fandom, entre 1980 e 2004, quando circularam dezenas de títulos, substituídos pouco a pouco pelas facilidades do meio virtual, exatamente como aconteceu com o Hiperespaço, por exemplo.
Scarium apareceu já no ocaso dessa fase: seu primeiro número saiu provavelmente em 2002 (a edição não registra a data de publicação), com uma grande e bem sacada novidade em relação aos seus antecessores: um site que, desde então, tem sido periodicamente atualizado e é uma das principais referências atuais do fandom.
Uma das "regras" do Scarium é dedicar a maior parte de sua páginas à publicação de ficção original inédita, com um pequeno espaço para resenhas de literatura e quadrinhos.
As últimas edições foram temáticas. O número 25, por exemplo, foi dedicado ao horror com o tema "Mulheres", e esta nova edição é simplesmente dedicada à ficção científica, sem nenhum tema aparente. Traz contos de Anudara Diva, John Dekowes, Renato A. Azevedo, Hugo Vera, Ana Cristina Rodrigues, Luiz Fernando Risemberg, David Melo e Gabriel Boz, ou seja, não deve nada às antologias profissionais que têm sido lançadas pelas editoras nos últimos anos. Completam a edição os artigos de Edgar Smaniotto e Cesar Silva.
O projeto gráfico lembra as antigas edições do Magazine de Ficção Científica, com os textos publicados em duas colunas, capa em cores e miolo em preto e branco. A capa é de Gabriel Boz e a edição geral é de Marco Bourguignol.
A publicação ainda não aparece à venda no site, mas a novidade apareceu no blog da publicação, aqui. Então, é só uma questão de tempo.
Enquanto isso, aproveite e adquira as edições anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário