quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

QI reloaded


Acabei de receber o novo e reformulado, pero no mucho, QI 101 de Edgard Guimarães. A capa, que pode ser vista ao lado, tem uma ilustração do próprio editor.
No final das contas, continua parecido com a fórmula anterior. O que mudou foi a qualidade da impressão, que agora está muito nítida, fruto de uma impressão digital no máximo da qualidade. No mais, manteve praticamente todas a seções na estrutura tradicional, com um pouco mais de quadrinhos.
Nesta edição de 20 páginas – referente a janeiro e fevereiro de 2010 – o destaque vai para as seis páginas finais, nas quais o editor estampou uma série de tiras de Ferdinando, do grande mestre dos comix All Capp, numa qualidade gráfica que eu jamais havia visto nos quadrinhos desse autor publicados no Brasil. A história conta como um megamilionário compra, para uso particular, o autor de Joe Cometa, série em quadrinhos preferida de Ferdinando, e com isso causa grande comoção social.
A história é o pontapé inicial que Guimarães dá a um debate que ele pretende levantar entre os leitores, sobre o direito nos quadrinhos. Além disso, o zine traz HQs de Mauricio de Sousa, Leonardo Santana, Carlos Brandino, e mais uma parte do folhetim "Fazenda de robôs", do próprio editor.
A lista de edições independentes, agora sem as miniaturas das capas, ocupa apenas duas páginas mas mantém o espírito divulgador. Completam a edição uma ampla seção de cartas, artigos curtos sobre o prêmio Angelo Agostini, Troféu Bigorna, resenhas sobre quadrinhos institucionais e reedições de revistas clássicas, uma relação de revistas à venda e a divulgação do lançamento do livro Entendendo a linguagem das HQs, inaugurando o selo independente EGO. O volume, de 72 páginas, reúne todas as pranchas da série publicada nas contracapas do QI ao longos dos últimos anos.
Para conseguir um exemplar – agora só por assinatura – escreva para Edgard Guimarães, rua Capitão Gomes, 168, Brasópolis/MG, CEP 37530-000. E-mail: edgard@ele.ita.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário