terça-feira, 8 de dezembro de 2009

QI 100


Há poucos dias foi distribuída a edição número 100 do prestigioso fanzine QI, editado por Edgar Guimarães, muitas vezes premiado com o Angelo Agostini.
A edição, de traz uma sugestiva capa desenhada pelo editor, artigos sobre Mauricio de Sousa, O fim do QI, divulgação e distribuição de revistas independentes, quadrinhos de Laerçon e Sapão, mais quatro páginas da novela gráfica "Fazenda de robôs", criação do próprio editor que nesta edição atingiu a expressiva marca de 104 páginas, seção de cartas, a última lista de lançamentos de fanzines e o derradeiro capítulo da série "Entendendo a linguagem das HQs". Também anexa o formulário de votação para o 26 º Prêmio Angelo Agostini, e o divertido gibizinho A saga de um fanzineiro, com uma HQ de Guimarães e Antônio Eder, que o leitor tem que desgrampear e montar. O QI em si tem apenas 24 páginas, mas com tantos "suplementos", é um verdadeiro almanaque.
Esta edição era aguardada com ansiedade e preocupação por leitores e fanzineiros, pois há algum tempo Guimarães anunciou que encerraria a publicação nesse número. Desde então, o fórum do fanzine fervilhou de cartas sugerindo alternativas e implorando a continuidade da publicação. Parece que a choradeira fez efeito.
O editor decidiu continuar o fanzines, mas vai implementar algumas mudanças para facilitar o trabalho e diminuir o investimento. Por exemplo, não publicará mais as listas de lançamentos, um hercúleo trabalho de pesquisa que estava a cargo unicamente do editor. Mas ficou uma brecha para que os editores interessados anunciem seus fanzines de graça: basta respeitar as novas regras da seção.
O editor também afrouxou as regras para publicar colaborações. A partir do QI 101, a publicação será gratuita, desde que o trabalho atenda as expectativas do editor. Anúncios, entretanto, continuarão a ser cobrados.
Todas as permutas foram suspensas e o fanzine agora só poderá ser obtido através de assinaturas. Quem quiser receber todos os seis números que QI publicará em 2010 deve efetuar a assinatura até o dia 10 de janeiro, pois a tiragem do fanzine será suficiente apenas para atender às assinaturas. Vou providenciar a minha, pois as mudanças do QI tendem a torná-lo ainda melhor do que é.
Mais informações com o editor, através do correio convencional: Rua Capitão Gomes, 168, Brasópolis, MG, CEP 37530-000.

2 comentários:

  1. Uau, gostei da notícia que o QI continuará na ativa! Eu admiro o Edgard por manter um fanzine de tão boa qualidade por tanto tempo, e aozinho!

    Vou pedir a assinatura do zine também, agora que estou voltando às minhas atividades estranhas, rs. Será que ele ainda tem os números atrasados disponíveis?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elise!
    Pelo que o próprio Edgard dá a entender no seu texto sobre o QI, ele deve ficar com algum encalhe sim. Portanto, não deve ser difícil conseguir boa parte dos números atrasados. Eu havia perdido algumas edições de 2007 e consegui repor com ele. Acho que você também vai conseguir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir