quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Crepúsculo vermelho

Esta me surpreendeu.
Estou trabalhando no fechamento da lista de livros de ficção fantástica publicados em 2009 e, há algumas semanas, durante minhas andanças, encontrei nas bancas o sugestivo romance Crepúsculo vermelho, de Laura Elias, publicado pela editora Mythos, que é obviamente uma historia de vampiros na esteira dos bestsellers de Stephanie Meyer.
O acabamento profissional do volume, que se apresenta nos moldes das coleções de histórias populares para mulheres, como as coleções da Harlequim e da Nova Cultural, levou-me a acreditar que se tratava de uma tradução, praxe nos títulos dessas duas editoras. Afinal, elas também costumam lançar histórias com vampiros, lobisomens e até viagens no tempo, sim senhor!
Geralmente, os fãs de literatura fantástica não dão muita bola para esses livrinhos que, apesar disso - ou talvez exatamente por isso -, vendem muito bem. Conheço muitas mulheres que leem essas histórias com avidez e os sebos mantêm uma seção bem organizada para elas, porque a procura é intensa.
Não é por acaso que a série Crepúsculo e outras do mesmo calibre estão fazendo tanto sucesso. Nada de novo sob o sol, esse tipo de história faz sucesso há décadas nos livrinhos de banca.
Bom, relacionei o título e a autora e, há pouco, fui a internet pesquisar o título original, coisa que nem sempre é fácil de identificar. E qual não foi minha surpresa ao me deparar com o blog da autora, que é brasileira, está publicando seus trabalhos desde 2005 pela Mythos e já emplacou nada menos que 26 títulos, mais quatro e-books. O blog relaciona todos eles, muitos publicados sob pseudônimos. A maior parte dos romances é realista, mas há dramas históricos e um bocado de fantasia, tudo regado com muito glamour e erotismo.
O Anuário sempre teve dificuldade em identificar esses títulos porque eles têm uma rotatividade muito alta e são republicados muitas vezes, mas desta vez conseguimos pescar alguns. E esse peixão acabou caindo na rede. Sorte nossa!

2 comentários:

  1. Olá! Adorei o que você escreveu, espro que tenha lido o livro e tenha gostado. Obrigada por visitar o blog, deixe seus comentários por lá!
    Se quiser ver o blog do livro, aqui vai o endereço: www.crepusculo-vermelho.blogspot.com
    Fiz um video para o, va lá olhar quando puder.
    Abraços e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cesar, que legal que você descobriu a Laura Elias. Ela tem realmente uma produção incrível, e merece ser mais conhecida.
    Grande abraço, e um ótimo 2010.

    ResponderExcluir