segunda-feira, 27 de abril de 2009

Biblioteca Fantástica

Há muitos anos vinha acalentando a ideia de construir um site de resenhas de livros de FC&F brasileira sem viés crítico, apenas pelo prazer da catalogação e para servir como indicador de leitura para os interessados nesses gêneros. Fiquei muitos anos reunindo resenhas e imagens de capas, pensando no dia em que isso seria possível. Pretendia algo simples, que eu mesmo pudesse fazer a partir dos meus primitivos conhecimentos de html.
Por isso, foi com grata surpresa que recebi a iniciativa de que Larissa Redeker, uma jovem escritora de FC&F que, há algumas semanas, inaugurou o site Biblioteca Fantástica, em todos os aspectos similar ao meu antigo e natimorto projeto, porém com uma grande vantagem: é muito mais fácil de inserir conteúdo do que qualquer mecanismo que eu poderia sonhar.
Larissa divulgou seu site numa comunidade do Orkut e imediatamente entrei em contato e propus uma parceria. E não é que ela aceitou?
Desde então tento subir pelo menos um verbete por dia. Comecei com os títulos que eu considero os mais importantes da FC&F nacional, os livros da editora GRD, que publicou várias coleções de ficção científica, fantasia e horror ao longo dos anos 1960 e 1980. Depois inseri os livros da editora Ano-Luz, que entre 1998 e 2000 publicou várias antologias importantes da geração de autores vinculada às agremiações de fãs, o chamado fandom, e agora estou colocando as edições que fiz pelo selo Hiperespaço, os Anuários Brasileiros de Literatura Fantástica, a Coleção Fantástica e a Nova Coleção Fantástica.
A Biblioteca já está com 93 títulos cadastrados, e cresce saudavelmente, aos bocadinhos. Larissa ainda teve a feliz ideia de disponibilizar links para que os interessados encontrem os títulos ali apresentados, mesmo os esgotados, sugerindo sebos e outras formas de aquisição. Ou seja, o leitor vê a capa do livro, lê a resenha (que sempre tomamos cuidado para não entregar o ouro) e, se gostar, pode encomendar na hora.
A Biblioteca está organizada em Romances, Antologias & Coltâneas, Não Ficção e edições virtuais, ainda tem uma seções de biografias de autores, divulgação de eventos e links. O site dispões de diversas ferramentas de busca e, periodicamente, distribui uma newsletter com as novidades incorporadas ao acervo. Quem quiser, pode ajudar, basta mandar uma mensagem para ela através do próprio site que ela passa as instruções.
A Biblioteca Fantástica ainda está pequenina, mas com o impulso que a publicação de FC&F ganhou nos últimos anos, logo vai estar bem recheada.
Vale muito conhecer este excelente trabalho que a Larissa está fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário