sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Gene Wolfe em dose dupla

Já está disponível A Garra do Concilador (The Claw of the Conciliator), romance de fantasia originalmente publicado em 1981, vencedor dos prêmios Locus e Nebula, segundo volume da saga O Livro do Novo Sol, do escritor novaiorquino Gene Wolfe (1931-2019), iniciada com A sombra do Torturador, publicado há alguns meses pela mesma editora Morro Branco.
Diz o texto de divulgação: "Severian, o torturador exilado, embarca em sua jornada para Thrax, uma cidade distante ligada ao seu destino. Ao seu lado, carrega dois objetos notáveis: Terminus Est, a antiga e formidável espada do carrasco, e a Garra do Conciliador, uma joia de extraordinário poder extraterrestre e beleza hipnotizante. Esta relíquia, ligada ao lendário Senhor do Poder, possui uma aura de mistério e perigo, pois nunca foi concebida para ser empunhada por um único homem. À medida que Severian avança em direção ao seu destino, ele encontra uma série de fenômenos estranhos e preocupantes. Seu caminho cruza com macacos bizarros, rituais canibais perturbadores e um estrangeiro enigmático chamado Jonas, cada um desempenhando um papel na definição de sua jornada. A cidade de Thrax surge à sua frente, mas as provações que ele enfrenta no percurso revelam que a estrada para seu exílio é tão cheia de perigos quanto o próprio destino."
Na sequência, entrou em pré-venda A espada do Lictor (The sword of the Lictor), romance originalmente publicado em 1983, vencedor do prêmio Locus, terceira parte da mesma saga de Gene Wolfe. 
Diz o texto de apresentação: "Exilado pelo 'pecado' da misericórdia, Severian chega ao seu posto designado como Lictor em Thrax, a Cidade das Salas Sem Janelas, e parece preparado para se estabelecer na vida ativa, embora um tanto macabra, de um funcionário do governo. Entretanto, coisas perturbadoras começam a acontecer. Sua companheira, Dorcas, abandona-o e retorna ao local onde sua jornada iniciou, o Lago dos Pássaros, onde jazem os mortos. Severian é perseguido por uma fera mortal, passa a questionar seu papel como Torturador e enfim rejeita sua posição e responsabilidade, libertando uma mulher e fugindo da cidade. Ele se dirige às montanhas, sobrevive a outro encontro com Ágia, que o persegue em seu esforço constante para se vingar da morte de seu irmão, e continua sua fuga ao lado de um jovem, seu homônimo, órfão pelo ataque de um alzabo." A Espada de Lictor tem data de lançamento marcada para 30 de outubro.
Ambos os títulos têm ilustrações de Don Maitz e tradução de Fábio Fernandes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário