quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Os contos brasileiros do Apocalipse

Aluísio de Azevedo começou sua carreira na imprensa do Rio de Janeiro como caricaturista. Tendo que retornar a São Luís (MA) após a morte do seu pai, passou a dedicar-se com afinco à literatura, logo publicando O mulato, livro que causou controvérsias pelo modo como retrata a escravidão e a questão racial. Foi um dos primeiros escritores no Brasil a viver de seu trabalho literário, colhendo os dissabores desta decisão, como a dificuldade econômica constante. O conto “Demônio” poderia ser considerado o testamento literário de um escritor republicano e naturalista já que, depois de sua publicação, Aluísio Azevedo decidiu dedicar-se totalmente à carreira diplomática.


O conto de Joaquim Manuel de Macedo apresentado em Apocalipse, “O fim do mundo” (1857), é o primeiro exemplo de literatura de ficção científica tropical em língua portuguesa. O fim do mundo seria causado por um cometa cuja passagem mortal estava marcada para 13 de junho, dia em que Macedo começou a publicar essa história, em episódios, no Jornal do Comércio (RJ). 
Joaquim Manuel de Macedo alcançou formidável sucesso com seu romance de estreia, A moreninha (1844), considerado o primeiro romance urbano na literatura romântica brasileira.

Não deixe de apoiar a publicação de Apocalipse, aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário