segunda-feira, 30 de junho de 2025

Lançamento: Magos humanos, Gerson Lodi-Ribeiro

Magos humanos
é o segundo volume da trilogia Mundo-sem-Volta do escritor carioca Gerson Lodi-Ribeiro, ambientado no universo do planeta Ahapooka, o mesmo dos romances A guardiã da memória e Octopusgarden
Diz o texto de divulgação: "O casal olduvaico Europa e Spartacus inicia enfim suas explorações na Banda Ocidental do Grande Continente de Ahapooka. Em companhia do guia alienígena John Smith, o casal se embrenha temerariamente nos recônditos da Floresta Louca, onde se defronta com diversos perigos e desvenda uns poucos enigmas de Ahapooka. Os três expedicionários recebem reforços do paladino alado Fulgurante; de um centauroide da estirpe dos Magos Negros; e de um andarilho humano misterioso que talvez seja bem mais do que aparenta. Juntos, engajam contra uma hoste de monstros cuspidores de fogo que ameaça arrasar as vilas ribeirinhas de uma cultura alienígena pacífica radicada às margens do Grande Rio. Mais tarde, quando exploram o Planalto da Solidão, os heróis travam contato com os habitantes de uma cidade poliespecífica planaltina e se confrontam com manifestações insondáveis, aparentemente enviadas pelos Poderosos, entidades que – segundo as crenças dos nativos e radicados no Grande Continente – governariam o Mundo-sem-Volta. Nesse desafio, recorrem ao apoio das forças militares de Rhea, nação humana que domina o extremo norte da Banda Ocidental."
Magos humanos tem 437 páginas e é uma publicação do próprio autor, disponível unicamente em versão digital.

sábado, 28 de junho de 2025

Lançamento: Os filhos das estrelas; H. G. Wells

Chegou aos assinantes a edição de junho da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A edição apresenta a novela de ficção científica Os filhos das estrelas (Star begotten), do famoso escritor britânico H. G. Wells (1866-1946), originalmente publicada em 1937. 
Diz o texto de apresentação: "Angustiado com o comportamento enigmático da esposa e com os rumos da humanidade, Joseph Davis se depara com uma teoria perturbadora: marcianos estariam alterando a genética humana. Obcecado, ele mergulhga em uma investigação que abala sua noção de identidade e revela verdades inquietantes sobre o futuro da espécie".
O volume tem 248 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto a ele, os assinantes recebem um marcador de páginas personalizado e um adesivo magnético com os dizeres "Eu quero acreditar".
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, podem ser encontrados para venda no saite da editora, aqui.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Lançamento: O selo amarelo, Robert W. Chambers

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.
A relíquia de junho é a novela de horror O selo amarelo (The yellow sign), clássico da weird fiction do escritor novaiorquino Robert W. Chambers (1865-1933), publicada originalmente em 1895 como parte do ciclo de histórias de O rei de amarelo (The king in yellow), coletânea de contos e novelas que giram em torno de uma peça de teatro que enlouquece a todos os que a assistem, embora seja muito mais do que isso. 
Diz a sinopse: "Entre visões doentias, sonhos premonitórios e a presença sinistra de um vigia cadavérico, um artista luta para manter a sanidade enquanto pinta sua modelo favorita. Entretanto, uma presença constante espreita das sombras e seus sussurros arrastarão os dois para um horror impossível de nomear."
O selo amarelo ocupa o número 63 da coleção SRL; tem 104 páginas, tradução de Paulo Noriega e traz também uma biografia do autor. A capa tem uma ilustração de Eduardo Hy Mussi. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

terça-feira, 24 de junho de 2025

Lançamento: Atmosfera, Taylor Jenkins Reid

Entre a realidade e a ficção há uma fronteira imprecisa na qual se instalam certos tipos de histórias que confundem a racionalidade acadêmica. E não estou falando de metafísica, como seria de se supor, mas de um tipo de ficção científica que é ficção, sem dúvida, e científica, sem qualquer engano, mas que os especialistas relutam em classificar como ficção científica: são as histórias sobre a conquista do espaço. Algumas são dramatizações de fatos, como nos filmes Apollo 13: Do desatre ao triunfo (1995) e Os eleitos (1983). Outros são histórias evidentemente inventadas, como nos filmes Sem rumo no espaço (1969) e Gravidade (2013). E é este também o caso do romance Atmosfera (Atmosphere), da escritora americana Jenkins Reid, originalmente lançado neste mesmo ano de 2025. Trata-se de uma história autodescoberta durante uma missão ao espaço, que talvez cause alguma polêmica quanto a sua classificação justamente por vir de uma escritora não identificada com o gênero. 
Diz o texto de apresentação: "Joan Goodwin é obcecada pelo Universo desde que se entende por gente. Atenciosa e reservada, ela está satisfeita com a vida de professora universitária e como tia de Frances, sua sobrinha precoce. Isso até se deparar com um anúncio da Nasa à procura de mulheres cientistas interessadas em integrar o primeiro projeto do programa Ônibus Espacial. Selecionada entre milhares de candidatas, Joan inicia o treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, no verão de 1980 junto a um grupo excepcional: o piloto de caças Hank Redmond e o cientista John Griffin; a especialista de missão Lydia Danes, nem sempre a mais agradável; a calorosa Donna Fitzgerald, que navega nos próprios segredos; e Vanessa Ford, a misteriosa e encantadora engenheira aeronáutica capaz de fazer qualquer nave voar. E então, em dezembro de 1984, durante a missão STS-LR9, tudo muda num piscar de olhos. Enquanto os astronautas aprofundam os laços de amizade e se preparam para os primeiros voos, Joan descobre uma paixão e um amor que nunca imaginou viver." 
Atmosfera tem 336 páginas, tradução de Alexandre Boide, e é uma publicação da editora Companhia das Letras.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Juvenatrix 272

Está disponível a edição de julho do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em dezoito páginas, traz resenhas de autoria do editor aos filmes Sisters of death (1976), Viagem rumo ao infinito (1966), Os monstros do Cabo Canaveral (1960), Project Moon Base (1953), Seres rastejantes (2006), O pianista (2002) e  Cinzas da guerra (2001), além de uma história em quadrinhos de Angelo Junior, que também assina as imagens que ilustram a capa e a contracapa.
A edição é completada com notícias e divulgação de livros e publicações alternativas, e de bandas de metal extremo.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

sábado, 21 de junho de 2025

Saga Vagary, Fernanda Martins

Uma das mais importantes ações que a literatura de fcf deveria sustentar é a produção de ficção para crianças e jovens. Isso porque é fundamental, para o futuro do gênero, que haja leitores quando a atual geração tiver passado. E isso não está longe: o alto preço dos livros demonstra que, hoje, o principal grupo leitor são os adultos. Num futuro próximo,  quando esse grupo desaparecer, quem ficará para manter a bandeira em pé?
O mercado de literatura infanto-juvenil busca manter sua valiosíssima produção, embora seja praticamente invisível no fandom, que tem por ela um inexplicável preconceito.
A Saga Vagary é um desses exemplos. Trata-se de uma série de sete livros de fantasia para crianças, de autoria da escritora potiguar Fernada Martins, que esteve presente este ano no estande do coletivo Escreva Garota!, na Feira do Livro do Pacaembu. Fernanda promoveu os três primeiros volume da série: O poder das luvas mágicas (2022), Malu, cadê você? (2023) A profecia (2025).
Diz o texto de divulgação: "A autora usa sua experiência como mãe para falar sobre medos e desafios que fazem parte da infância. As personagens principais são inspiradas nas suas filhas, que, juntas, enfrentam medos, mas também boas surpresas. Tudo isso num mundo mágico, cheio de seres encantados e descobertas. Em O poder das luvas mágicas, Malu descobre um segredo da mamãe, conhece o mundo mágico e ajuda a sua irmã Bia a perder o medo gigantesco que sentia por luvas. No segundo livro, Malu, cadê você?, as gêmeas exploram um lago cristalino repleto de seres encantados e se divertem bastante". 
As ilustrações são de Carlos Varejão e a edição é da própria escritora. Para mais informações, a autora mantém um perfil nas redes sociais, aqui.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Lançamento: Hotel Termush, Sven Holm

"O apocalipse é realidade; o mundo está devastado. Contudo, para um grupo de super-ricos, a contaminação externa é apenas uma inconveniência, já que todos reservaram quartos com antecedência e estão abrigados no luxuoso Hotel Termush, um resort costeiro que oferece música ambiente, farta comida e muita diversão. Do lado de fora, a poeira cobre o que restou, enquanto pássaros continuam a cair mortos do céu. No Termush, porém, a vida segue sem preocupação. Quer dizer, até que outros sobreviventes começam a ser encontrados para além dos portões. A gerência passa, então, a censurar notícias e sedar hóspedes ― a generosidade inicial parece estar terminando."
Esta é a sinopse de Hotel Termush (Termush, Atlanterhavskysten), publicado originalmente em 1967; é o mais conhecido romance do escritor dinamarquês Sven Holm (1940-2019), explorando o subgêro da ficção científica pós-apocalíptica, que sempre esteve entre os modelos favoritos dos leitores do gênero e tem ganhado muitos novos fãs através das séries de televisão recentes.
Hotel Termush tem 248 páginas, capa dura, tradução de Kristin Lie Garrubo e é uma publicação da Editora Aleph.

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Psiu 18

Está disponível a edição 18 do Psiu, tradicional fanzine de quadrinhos editado por Edgard Guimarães, através do selo EGO da Editora Marca de Fantasia, em formato exclusivamente digital. A publicação recupera trabalhos antigos nunca vistos pelos leitores desta geração, e também algum material inédito.
Em páginas 70, apresenta trabalhos de Henrique Magalhães, Luiz Iório, Humberto, Quino, Joselito, Jota Carlos, Antonio Eder e do próprio editor. 
Todas as edições do Psiu, além de outras publicações do selo Ego, podem ser baixadas gratuitamente aqui.

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Ursulla Mackenzie na Feira do Livro

 
A Feira do Livro 2025 acontece de 14 a 22 de junho, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.  A entrada é gratuita. A programação completa pode ser vista aqui.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Lançamento: Sobrenaturais oníricos, Robson Muniz

"Os primos Bruno e Bianca completaram doze anos, e a mãe de Bruno, Carla Daniela e o pai de Bianca, Carlos Daniel, que são irmãos gêmeos, revelaram a eles que são bruxos oníricos, e que eles dois também iriam desenvolver poderes mágicos oníricos, e que irão ensiná-los, mas que para isso, iriam precisar usar como 'cobaia' uma outra pessoa: Miguel, o melhor amigo de Bruno, que a princípio não queria concordar até seu tio garantir que ele não seria prejudicado. Porém, na noite em que Bruno e Bianca iam aprender a usar seus poderes oníricos, descobriram que não conseguiam entrar no sonho de Miguel de forma alguma, até Carla perceber que o amigo de Bruno é um ser sobrenatural. Mas não da forma que pensavam e que estavam correndo um perigo inimaginável."
O texto acima apresenta aos leitores o romance Sobrenaturais oníricos, do escritor Robson Muniz, que envereda por um dos temas do momento: a magia através dos sonhos. Depois da série em quadrinhos Sandman, escrita pelo escritor inglês Neil Gaiman, muitos autores têm ousado entrar nesse tema, com resultados variados, como, por exemplo, a dualogia afrofuturista Lua de sangue/Sombras do Sol, da escritora americana N. K. Jemisin. O romance de Muniz inova ao aproximar o tema de elementos da folclore brasileiro, como a Pisadeira, Cabra Cabriola, entre outros.
Sobrenaturais oníricos tem 170 páginas e é uma publicação da editora Contos Livres.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Lançamento: A incrível expedição dos robôs

Fruto da criatividade dos autores tchecos Taťána Rubášová (roteiro) e Jindřich Janíček (desenhos), A incrível expedição dos robôs é um livro ilustrado de ficção científica, quase uma história em quadrinhos, que narra uma história interessantíssima destinada a leitores jovens e adultos. 
Diz o texto de apresentação: "A população humana desapareceu há muito tempo, e os robôs não fazem a menor ideia de que ela, um dia, existiu. Mesmo assim, partem discretamente em busca de seus vestígios. Dois exploradores, William e Meriwether, são enviados para mapear recursos e desbravar novas terras. Assim, começa uma expedição fantástica pelo território onde, antigamente, estavam os Estados Unidos. Eles enfrentam inúmeros desafios, atravessam rios, montanhas e florestas, interpretando de forma tragicômica todos os sinais deixados pelos humanos."
O livro tem 96 páginas e é uma publicação da editora Solisluna.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Lançamento: Atrações do zoológico, Gerson Lodi-Ribeiro

Novo trabalho do escritor carioca Gerson Lodi-Ribeiro no universo Tramas de Ahapooka, visto nos romances A guardiã da memória e Octopusgarden. Ambientado antes dos fatos vistos nestes dois romances, Atrações do zoológico é o primeiro volume da trilogia Mundo-sem-Volta, que se seguirá de Magos humanos e Párias da periferia.
Diz o texto de divulgação "Spartacus, Europa e a consciência artificial que governa sua nave estelar compacta constituem a Terceira Expedição de Olduvaii ao Sistema Lobster, designada pelos mestres de Tannhöuser para desvendar os segredos e mistérios que envolvem Skirmish, também conhecido como 'Ahapooka' ou, simplesmente, o 'Mundo-sem-Volta'; planeta cujo fascínio atrai exploradores humanos e alienígenas e do qual, como rezam as lendas da periferia galáctica, naves são forçadas a aterrar e veículo algum decola. A Comissão da Exploração espera que os três logrem êxito na missão em que as duas expedições anteriores fracassaram.' 
Atrações do zoológico tem 411 páginas e publicação do próprio autor, unicamente em versão digital.

sábado, 7 de junho de 2025

QI 194

Está circulando o número 194 fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, inteiramente dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição tem 44 páginas com vinhetas em quadrinhos de Manoel Dama, Henrique Magalhães, Luiz Iório, Mário Labate Santiago, Rod Tigre, Angelo Júnior, Luiz Cláudio Lopes de Faria, Cristiano Souza e Guimarães; artigos de Alex Sampaio, E. Figueiredo, Rod Tigre, Pedro José Rosa de Oliveira, Cosme Custódio, António Martinó de Azevedo Coutinho e George Genes Gustines, e as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores,"Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines do bimestre anterior e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. A capa traz uma ilustração de Guimarães, sem nenhum aplique desta vez. 
Junto a esta edição do QI, os assinantes recebem os seguintes suplementos: os números 20, 21 e 22 da série Reflexões sobre Imagem e Cultura, o primeiro é "Filmes inusitados" (4 páginas, por Quiof Thrul), o segundo é o terceiro volume de "Quadrinhos estranhos" (8 páginas, por Rod Tigre) e o terceiro é "As possíveis origens crativas de A Garra Cinzenta" (4 páginas por Quiof Thrul); o número 11 de HQ além dos balões, com 16 páginas com a segunda parte da pesquisa "Obras autorais continuadas por outros autores", por Fábio Sales; o  número 10 de Papos Tais, com oito páginas complementando a extensa seção de cartas da edição; e um fascículo especial dedicado ao ilustrador João David. Além disso tudo, o terceiro pacote com quatro cromos para o álbum Carrancas digitais nada normais, de Manoel Dama.
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações, diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Versões digitais de todas as edições, desde o primeiro número, bem como de todos os encartes, estão disponíveis no saite da editora Marca de Fantasia, aqui, além de muitas outras publicações que valem a pena conhecer.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Lançamento: Os acordados, Ursulla Mackenzie

"Um terremoto sem precedentes e uma tempestade eletromagnética ocorrem simultaneamente no Cone Sul da América.  Durante o fenômeno, cinco indivíduos reunidos por acaso em uma modesta hospedaria são as únicas testemunhas do evento cataclísmico. Todos os demais seres vivos do planeta – animais e humanos – estão capturados em um segundo eterno no tempo, como em uma fotografia. Desnorteados pela constatação de que são os últimos despertos, uma Moça Descontente, um Jornalista de Meia-Idade, uma Atriz Arrependida, um Rapaz de Óculos de Aro e uma Velha Organista decidem empereender uma jornada, percorrendo cidades, mar e floresta, para localizar vestígios de movimento ou respostas para a insólita solidão".
Este é o texto de apresentação de Os acordados, novo romance de ficção fantástica da escritora paulista Ursulla Mackenzie, publicado pela Editora Rua do Sabão. A autora estreou em 2019 com o romance Portal de Capricórnio, publicado com recursos próprios. 
O livro será lançado no estande da editora durante a Feira do Livro do Pacaembu, que ocorre de 14 a 22 de junho, na Praça Charles Miller, em São Paulo, com palestra confirma da autora, ao lado da também escritora Paula Febbe, no Tablado Literário, dia 14 às 11 horas. 
Mais informações nas redes sociais da Rua do Sabão, aqui.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Lançamento: A descoberta de Apolônio Septrio/O guerreiro de Aníbal, Leonard Kip

Chegou aos assinantes a edição de maio da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
O volume apresenta duas novelas no formato vira-revira: A descoberta de Apolônio Septrio (The secret of Apollonius Septrio) e O guerreiro de Aníbal (Hannibal's man), ambas de autoria do obscuro escritor americano Leonard Kip (1823-1906), originalmente publicadas em 1863 e 1873, respectivamente. As histórias trafegam entre a fantasia e a ficção científica, em temas como a imortalidade e o destino da raça humana.
Dizem os textos da apresentação: "A descoberta de Apolônio Septrio acompanha a trajetória de um homem que descobre a chave da imortalidade e, ao lado da esposa e do irmão gêmeo, atravessa os séculos testemunhando as mudanças do mundo", enquanto que "O guerreiro de Aníbal acompanha a vida de um homem e sua esposa que, vivendo isolados em uma região remota, descobrem uma figura misteriosa congelada em uma geleira".
O livro tem 224 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto a ele, os assinantes recebem um "reclame" ilustrado sobre a descoberta da imortalidade.
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, podem ser encontrados para venda no saite da editora, aqui.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Lançamento: Sally Cinco, Daniel Keyes

Está disponível Sally Cinco (The fifth Sally), romance do escritor novaiorquino Daniel Keyes (1927-2014), publicado originalmente em 1980. O autor do bestseller Flores para Algernon (1966, vencedor dos prêmios Hugo e Nebula) retoma os aspectos psicológicos de seu primeiro romance, num resultado novamente próximo da ficção científica, ainda que baseada em uma história real.
Diz o texto de apresentação: "Desempregada, divorciada e sozinha em Nova York, Sally Porter está sempre questionando a própria vida e frequentemente acorda no meio de enrascadas depois de sentir dores de cabeça e apagar, sem se lembrar do que a levou àquela situação. Quando Sally decide buscar uma solução para esse problema, descobre que outras identidades, diferentes entre si, a habitam. Assim, ela embarca em uma longa jornada de descobrimento e aceitação, tratamento e integração."
Sally Cinco tem 376 páginas, tradução de Beatriz D’Oliveira e é uma publicação da editora Aleph.