sábado, 31 de agosto de 2024

Lançamento: A matéria dos sonhos e medos

A matéria dos sonhos e medos: Manifestações do insólito ficcional e suas vertentes
é uma antologia de artigos acadêmicos que acaba de ser publicada pela Editora Letras do Cerrado, da Universidade Federal de Catalão (UFCAAT).
O volume, que tem 251 páginas, reúne catorze artigos acadêmicos de pesquisadores e pesquisadoras apresentados no V Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória (UFMA), com organização de Alexander Meireles da Silva, Fabianna Simão Bellizzi Carneiro e Jucélia de Oliveira Martins. 
Diz o texto da contra-capa: "Sonhos bons e sonhos maus, esses últimos mais conhecidos como pesadelos, refletem a vida, igualmente marcada por bons e maus momentos. A partir dessa experiência universal e atemporal, o ser humano buscou entender os seus medos, desejos e ansiedades em relação ao mundo a sua volta, a outros indivíduos e a si mesmo, por meio de outra representação da realidade cotidiana. Assim nasceu o
fantástico, em suas diferentes formas e manifestações. A publicação A matéria dos sonhos e medos: manifestações do insólito ficcional e suas vertentes reúne visões acadêmicas sobre o fantástico literário com foco na fantasia, horror e ficção científica, enquanto principais vertentes do modo fantástico. Que a leitura dos capítulos sirva de inspiração para novos sonhos e pesadelos".
O volume, distribuído exclusivamente em formato eletrônico, está disponível para download gratuito aqui.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Mystério Retrô 19

Depois de dezoito edições com entrega imediata, a revista Mystério Retrô, periódico dedicado à literatura de mistério, terror e ficção de crime editado por Tito Prates, lançou uma campanha de financiamento direto para publicar a edição nº19 ao estilo "tudo ou nada", isto é, a revista só sai se a meta-base for efetivamente atingida. 
Trata-se da edição especial "Os veteranos", com 200 páginas revisitando os autores mais publicados nos quatro anos de existência do título. São eles: Madu Loureiro, Cris Northfleet, Victor Bonini, Debora Gimenes, Marcus Hemerly, André Albuquerque, Luciano Reis, Vera Carvalho Assumpção, Júlia do Passo Ramalho, a premiada Anne van den Bedum, Renato Dutra, Tati Klebis, O Narrador, Iza Artagão, Renata De Luca, Khyka Santos, Rodrigo Ortiz Vinholo, Vincento Hughes, Miriam Fidelis Guimarães e A. T. Sergio. 
Uma vez batida a meta, o editor promete enviar todos os exemplares até 15 de outubro. 
Mystério Retrô 19 pode ser apoiada aqui até o dia 18 de setembro. Também há ofertas para aquisição de combos com várias edições.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Lançamento: Gael e a Terra dos Vivos, Matheus Peleteiro

"Após perder a mãe, Gael é encaminhado a um lar de acolhimento, mas, no meio do caminho, o garoto de repente sai das ruas de Salvador e vai parar em uma terra mágica e surreal. Lá, as criaturas falam e, se você não tomar cuidado, conseguem ouvir exatamente o que você está pensando. Nesse lugar encantado, os animais da fauna brasileira e alguns seres fantásticos vivem ávidos em busca de aventura e sabedoria. Acompanhado de uma Preguiça-palhaço, uma Onça-espirituosa e um Mico leão-dourado que é um príncipe real, Gael partirá em uma missão para derrotar a temida Gambá-pessimista, que deseja pôr fim ao que há de melhor na Terra dos Vivos: a vontade de aproveitar a vida e tudo de melhor que ela pode oferecer."
Este é o texto de apresentação de Gael e a Terra dos Vivos,  novo trabalho do escritor baiano Matheus Peleteiro que, há algum tempo, foi comentado aqui quando da publicação do romance O ditador honesto (2018, do autor). 
Este novo livro, agora por uma editora profissional – a Planeta – está claramente instalado no gênero da fantasia infanto juvenil, um mercado sólido e concorrido que é campo aberto para a ficção de gênero, além de espaço ideal para formação de leitores.
Gael e a Terra dos Vivos tem 208 páginas e está disponível aqui.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Lançamento: A descoberta dos mortos, Allen Upward

Depois de quase três semanas de greve dos correios, enfim chegou o meu exemplar da edição de agosto da Coleção Andarilhos, A descoberta dos mortos (The discovery of the dead), do escritor britânico Allen Upward (1863-1926), originalmente publicada em 1910.
Upward publicou cerca de catorze livros entre 1888 e 1926, quando morreu por suicído. Seus livros caíram no esquecimento e, hoje, são disputados por colecionadores. 
Diz o texto da quarta capa: "Desafiando toda a comunidade científica, o audacioso cientista Karl Lücke acredita que os métodos tradicionais estão ultrapassados. Determinado a revolucionar o conhecimento, embarca em uma nova e ousada pesquisa que promete revelar aspectos do mundo que antes eram invisíveis aos nossos olhos. No entanto, Lücke jamais poderia imaginar a magnitude das descobertas que o aguardam, nem as surpreendentes entidades que habitamentre nós". 
A descoberta dos mortos é o 22º volume do clube de assinaturas da Editora Andarilho, dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos e caídos em domínio público. 
O livro tem 167 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto ao volume, embalado em um delicado papel de seda, os assinantes recebem um marcador de páginas personalizado e um cartão em formato quadrado – provavelmente um porta-copos –, que repete a imagem da capa e os dizeres "Bem-vindo ao mundo dos mortos". 
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, são oferecido para venda no saite da editora, aqui.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Contos do Boca do Inferno

O saite Boca do Inferno, referência sobre o gênero terror no Brasil, e a Editora Luva inauguraram, há poucos dias, uma campanha de financiamento direto para a antologia Contos do Boca do Inferno
Diz o texto de apresentação da campanha: "Trata-se de uma ideia antiga, desde a primeira década do milênio quando o site apresentava em seu conteúdo contos enviados por convidados e leitores. Escritores que hoje podem ser lidos em várias antologias macabras estiveram entre os participantes, como o saudoso Adriano Siqueira, além de Giulia Moon, Rynaldo Papoy e até mesmo o mestre José Mojica Marins. Convidamos a todos a nos ajudar a tornar real esse projeto para que possamos lançar mais edições, com a abertura da Boca do Inferno para o público escritor".
A antologa trará quinze conto dos escritores João Pires Neto, Rogério Saladino, Natália Malini, Ivandro Godoy, Renato Rosatti, Daniela Hänggi, Diego Betioli, Rodrigo Ortiz Vinholo, Rodrigo Ramos, O Narrador, Dai Bugatti, Hedjan C.S., Larissa Prado e Carolina Mancini. A organização é de Marcelo Milici. 
Para apoiar a publicação, que oferece diversos pacotes de recompensas, acesse a página da campanha, aqui.

domingo, 25 de agosto de 2024

Juvenatrix 261

Está circulando a edição de agosto do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em doze páginas, traz conto de Caio Alexandre Bezarias e resenhas do  editor aos filmes O vampiro (1933), All the kind strangers (1974), O bem contra o mal (1977), Clã demoníaco (1974) e Curse of the stone hand (1965). 
A edição é completada com notícias e divulgação de publicações e bandas de metal extremo.
A capa exibe uma composição com vários catazes do filme O vampiro.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Lançamento: Fronteiras da imaginação

É uma revista? Uma coletânea? Uma antologia? 
Este é o grande mistério de Fronteiras da imaginação, lançamento da editora Tramatura que traz na capa um vistoso "#001", que remete a um periódico. Contudo, depois de vários meses sem surgir o #002, tudo leva a crer que se trata de um livro que flerta com o design de uma revista pulp. 
Fronteiras da imaginação tem 248 páginas e traz doze contos de horror e ficção científica de autoria dos escitores e editores J. C. Carbel e Marcos Fherrer.
A publicação pode ser encontrada a venda aqui nos formatos digital e impresso, e também no saite Tramatura, aqui.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Lançamento: A promessa de minha amada, Mary Elizabeth Braddon

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.
A relíquia de agosto é a novela de mistério A promessa de minha amada, da escritora londrina Mary Elizabeth Braddon (1835-1915), publicada originalmente em 1868. Este é o segundo volume da autora na coleção SRL. O primeiro foi O abraço gélido, publicado no número 32.
Diz a sinopse: "Richard Dunrayne pensava que seus dias de aventura estavam contados. Depois de se juntar a um bando de bravos aventureiros numa expedição ao Ártico, ele volta para casa decidido a se dedicar à família e à devotada mulher pela qual se apaixonou. Entretanto, quando seus amigos desaparecem em uma das expedições, Richard promete à esposa que será a última vez em que ele voltará para o mar. O que ele não esperava é que talvez existisse mais de uma despedida nessa promessa."
A edição, que e acupa o número 53 da Coleção SRL, tem 97 páginas, tradução de Camila Fernandes e traz também uma detalhada biografia da autora. A capa tem uma ilustração de Erica Nascimento. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Lançamento: Rio Sangue, Ronaldo Correia de Brito

A editora Companhia das Letras, através do selo Alfaguara, anunciou o novo romance do cearense Ronaldo Correia de Brito, escritor que recebeu, em 2009, o Prêmio São Paulo de Literatura com o romance Galileia
Identificado com o mainstream literário, Correia de Brito envereda aqui por uma narrativa mitológica, que se aproxima da literatura praticada por José J. Veiga, Guimarães Rosa e João Ubaldo Ribeiro. 
Diz o texto de apresentação; "José e João são ainda crianças quando desembarcam no Recife. A família, do norte de Portugal, deixou tudo para trás com a intenção de fazer dinheiro na colônia. José, o mais velho, será ordenado padre contra a própria vontade. Vacilante na fé, é silencioso e contido, diferente do irmão, atrevido e violento. A oposição entre os dois dá o tom desta saga, onde se entrelaçam gerações e etnias. Por meio de uma narrativa épica, intensa e luminosa como o sol do sertão, Rio sangue se desdobra em histórias e lendas que integram a marca da oralidade e do imaginário."
O romance tem 320 páginas e pode ser adquirido aqui.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Lançamento: Rua Morgue, Osmarco Valadão

"Nada se sabe a respeito do narrador do conto 'O duplo assassinato na Rua Morgue', de Edgar Allan Poe, nem sequer seu nome. Mas certos documentos de origem desconhecida – talvez transcrições de palestras realizadas no Clube de Connaisseurs em Assassinato, que até agora acreditou-se ser uma criação de Thomas De Quincey para o ensaio 'Do assassinato como uma das belas artes' – podem lançar suspeitas sobre a exata localização da fronteira entre o que presumimos ser fantasia e o que esperamos que seja realidade."
Este é o texto estampado na contracapa de Rua Morgue, romance de estreia do roteirtista Osmarco Valadão, mais conhecido no fandom brasileiro de ficção científica por suas contribuições ao universo compartilhado Intempol
Rua Morgue retoma o clássico de Edgar Allan Poe, que lançou as bases das histórias de mistério e assassinato, para realizar um exercício de ficção alternativa bastante raro na literatura brasileira.
O volume tem 188 páginas, é uma publicação da Editora Tusitala e pode ser adquirido aqui.

sábado, 17 de agosto de 2024

Lançamento: Contrapeso, Djuna

A ficção científica coreana raramente desembarca no Brasil, exceto talvez na forma de doramas e quadrinhos, tanto de produção da própria Coreia do Sul, quanto de adaptações norte-americanas, como o longa metragem Padre (Priest), originalmente uma série de 'manhwa", como são chamadas as histórias em quadrinhos na Coreia.
Logo, é bastante provável que Contrapeso seja o primeiro romance de ficção científica coreana a ser traduzido para o português. E não poderia ser mais singular: trata-se de uma história cyberpunk.
Diz o texto de apresentação: "Na ilha de Patusan, o conglomerado coreano LK está construindo – a contragosto dos cidadãos – um elevador para a órbita da Terra. Aos poucos, a construção transformará a cidade em um movimentado centro turístico: uma porta de entrada e saída do planeta. No espaço, o que sustenta o elevador é uma massa de lixo conhecida como contrapeso. Nesse lixo, está escondido um verdadeiro tesouro: um fragmento de memória deixado pelo antigo CEO da LK, que pode ser crucial para determinar o futuro da humanidade. Para recuperar a fonte perdida de informações, uma série de rivais entram em disputa. Nessa corrida contra o tempo, eles se verão presos em um labirinto de identidades falsas, neuro-implantes e antigas queixas políticas sustentadas pela Frente de Libertação Patusan, o exército de nativos determinados a proteger a soberania da ilha." A ideia bebe, com o perdão do tracadilho, em Fontes do paraíso, de Arthur C. Clarke, e Neuromancer, de William Gibson.
Djuna é um escritor misterioso sobre quem não se sabe sequer os nome, gênero e idade. Contudo, já publicou diversas coletâneas de contos e cinco romances, todos muito bem recebidos pelos leitores coreanos. Talvez seja uma IA? Se não for, é uma ótima maneira de começarmos a nos acostumar com o inevitável. 
Contrapeso tem 168 páginas, tradução de Luis Girão. É uma publicação do selo Suma da editora Companhia das Letras e pode ser encontrado aqui.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Lançamento: A Sociedade de Preservação dos Kaiju, John Scalzi

"Quando a cidade de Nova York é assolada pela covid-19, Jamie Gray perde o emprego e passa a trabalhar com delivery. Até que faz uma entrega a um cliente especial: um antigo conhecido, membro de uma obscura 'organização de direitos de animais de grande porte', que precisa achar alguém que tope embarcar em um misterioso trabalho de campo. Jamie aceita de pronto. O que Jamie não sabe é que os animais com os quais vai lidar não estão na Terra. Bem, não na nossa Terra, pelo menos. Em uma dimensão alternativa, criaturas enormes chamadas kaiju, do tamanho de dinossauros, perambulam num mundo quente e sem humanos. São os maiores e mais perigosos pandas que existem, e estão em risco. Mas a Sociedade de Preservação dos Kaiju não foi a única que chegou a esse mundo alternativo. Outros grupos fizeram o mesmo, e o menor descuido pode causar milhões de mortes na nossa Terra. Parece que salvar um monstro gigante nunca foi tão importante para os terráqueos… de qualquer uma das dimensões do universo."
Esta é a sinopse de divulgação de A Sociedade de Preservação dos Kaiju, novo romance do escritor americano John Scalzi, mais conhecido pela série de ficção científica A guerra do velho. O romance chega pela Editora Aleph, que també é responsável pelos demais títulos de Scalzi no Brasil. 
A Sociedade de Preservação dos Kaiju tem 304 páginas, tradução de Samir Machado de Machado e pode ser adquirido em pré-venda no saite da Aleph, aqui, com lançamento programado para o dia 11 de setembro.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Avatar, Théophile Gautier

O Sesc Digital e o Instituto Mojo, há algum tempo, estão desenvolvendo o projeto editorial Literatura Livre, que disponibiliza gratuitamente obras clássicas da literatura mundial em formato digital. A primeira temporada trouxe dezenove títulos, entre os quais As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, e Coração das trevas, de Joseph Conrad. 
Agora, na segunda temporada, estão publicados quinze volumes, entre os quais encontramos Contos malévolos, de Clemente de Palma, A metamorfose, de Franz Kafka, Contos de amor de loucura e de morte, de Horacio Quiroga, 1984, de George Orwell, e Avatar, de Théophile Gautier. 
Estes últimos, em especial, revestem-se de interesse para o leitor de ficção científica, pois são ambos clássicos do gênero. 1984 não precisa de apresentações, mas vale falar um pouquinho sobre o livro de Gautier. 
Avatar, escrito pelo francês Pierre Jules Théophile Gautier (1811–1872), autor influente na literatura europeia, foi originalmente publicado em 1856 e faz parte de um seleto conjunto de obras proto-fc,  surgidas muito antes do gênero ter sido fundado.  
Diz o texto de apresentação: "Octave de Saville se apaixona pela condessa lituana Prascovie Labinska. Infelizmente, ela rejeita seus avanços e permanece fiel ao marido, o conde Olaf, ocasionando em Octave um estado progressivo de depressão. Seus amigos e parentes não conseguem entender a origem de sua doença e recorrem a um médico peculiar e enigmático que passou vários anos na Índia, o doutor Balthazar Cherbonneau, que se oferece para trocar a mente de Octave com a de Olaf usando de seus conhecimentos ancestrais.
O volume tem 362 páginas, tradução de Bruno Anselmi Matangrano, e está disponível aqui em formatos pdf e epub.
Todos os demais volumes das duas temporadas também estão disponíveis no saite da coleção, aqui

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Lançamento: A cabeça de Zumbi, Israel Neto

A Editora Kitembo, especializada em ficção de autoria de escritores brasileiros negros, acaba de publicar a novela de suspense e terror A cabeça de Zumbi, do escritor paulista Israel Neto, autor do romance afrofuturista Não podemos esperar (Nua, 2020).
Diz o texto de apresentação da obra: "Uma sociedade secreta atua há séculos tentando garantir a passagem de Zumbi dos Palmares pela Kalunga, uma descoberta arqueológica nas obras do metrô em Pernambuco revela o último artefato que a seita busca. Porém, uma jornalista e uma novelainfluencer terão que entender o poder de suas vozes para garantir o descanso do líder palmarino."
O volume tem 124 páginas, traz ilustrações de Gê Mendes e pode ser encontrado no saite da Kitembo, aqui.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Os habitantes do abismo, Clark Ashton Smith

A Editora Clock Tower, que tem se especializado na publicação de textos da era Weird, acaba de inaugurar uma campanha de financiamento direto para viabilizar a publicação da coletânea Os habitantes do abismo, do escritor americano Clark Ashton Smith (1893-1961), um trabalho que se insere na linha do horror cósmico, da qual o principal expoente é H. P. Lovecraft, de quem Smith foi discípulo.
Diz o texto de apresentação: "Os marcianos Aihai são uma subespécie dos antigos Yohris que, por sua vez, descendiam de uma civilização da qual não restou vestígio algum. Se ainda há alguma forma de vida no enigmático planeta vermelho, é um mistério ainda sem resposta. Talvez os Aihai não existam mais, porém é possível que as sombras de Yoh-Vombis ainda nos esperem, talvez o oceano do abismo ainda abrigue seu habitante horrível, talvez Vulthoom ainda esteja à espera para migrar até o planeta Terra."
O volume traz, em cerca de 200 páginas, os contos "Vulthoom", "As criptas de Yoh-Vombis", O habitante do abismo", "O deus do asteróide" e "Os imortais de Mercúrio". A tradução é de José Geraldo Gouvêa.
Para apoiar o projeto e garantir um exemplar, acesse a página da campanha, aqui.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Lançamento: Búfalos selvagens, Ana Paula Maia

"Edgar Wilson, cansado de trabalhar como coletor de cadáveres em estradas, recebe a oportunidade de voltar ao Matadouro do Milo, agora comandado por sua esposa Rosário. Junto aos companheiros Bronco Gil e o ex-padre Tomás, ele passa a cuidar de um rebanho de búfalos. Enquanto o mundo parece se ajustar em meio aos destroços da catástrofe que o levou à beira do precipício, mais uma vez a morte persegue Edgar Wilson. Ao se deparar com o corpo de um palhaço na beira da estrada, Wilson é levado a uma trama de conspirações cujo centro é o recém-chegado Circo das Revelações. Prometendo entretenimento e salvação, o Circo arrasta multidões de desamparados em busca de algum tipo de conforto ou direcionamento. No centro do picadeiro está a garota Azalea, uma vidente necromante que parece habitar a fronteira entre o passado e o futuro, a vida e a morte."
Esta é a sinopse do novo romance da escritora carioca Ana Paula Maia, Búfalos selvagens, último volume da série policial de horror Trilogia do Fim, iniciado com Enterre seus mortos (2018) e De cada quinhentos uma alma (2021), que explora a relação da sociedade com a morte e com corpos cujas histórias nem sempre se limitam ao tempo de vida. Uma das obras mais perturbadoras da literatura brasileira recente, que dialoga com a escatologia religiosa, se aproximando de conceitos próprios da ficção científica. 
Búfalos selvagens tem 136 páginas e está disponível aqui

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

HQ Memories 18

HQ Memories
é um fanzine de e sobre quadrinhos editado pelo cartunista Luigi Rocco sob a chancela do selo Inumanos Agrupados, dedicado a resgatar trabalhos e autores esquecidos dos quadrinhos brasileiros e estrangeiros.
A  edição 18 foi lançada em julho de 2024, com 44 páginas em formatão, e o foco são as histórias de guerra. Já começa com "Senta a Pua!" (1966) e "Aventuras de Paulinho" (1948), ambas de Ignácio Justo, o maior especialista no gênero entre os artistas nacionais. A seguir, temos "Peter Pupp" (1938), de Bob Kane, "Comandos" (1966), de Getulio Delphim, Paulo Hamazaki e APA, "Rockman e o túnel que levou à morte" (1941), de Basil Wolverton, e "Inferior Man" (1942), de All Jafee. A capa apresenta uma ilustração do fantástico ilustrador Noel Sickles. 
Imagens e detalhes de cada um dos trabalhos apresentados podem ser conferidos no blogue da publicação, aqui.
HQ Memories pode ser encomendado diretamente com o autor, pelo email luigirocco29@gmail.com.

Porão do Terror: A revista dos seus pesadelos

A pulverização do fandom na internet causa uma série de fenômenos curiosos. Um deles é a formação de nichos isolados quase que hermeticamente, cujas atividades raramente chegam ao grande público. Eventos, livros e, especialmente, fanzines que, apesar da ousadia amadora, parecem revistas profissionais devido às facilidades da produção digital. É lamentável que muitas dessas propostas acabem não durando, devido às dificuldades em furar a bolha do nicho. 
Mais de uma vez comentei aqui a existência de publicações de fcf&h que iam em numeração avançada, mas eram ignoradas fora de sua esfera de influência. É exatamente esse o caso de Porão do terror, fanzine digital editado por Maicol Cristian através do selo Ficção Barata, que já vai pelo número 3, todos lançados em 2024. 
A publicação traz contos e poemas de autores brasileiros, sempre com "histórias sombrias, grotescas, encharcadas de sangue e repletas de criaturas estranhas, extraídas da mais pura polpa do terror trash", como afirma o editor.
A edição mais recente acaba de ser disponibilizada e apresenta, em 127 páginas, textos de Danilo M. Martins, Diogo Oliveira, Eduardo Andrigo, Eduardo Martínez, Fabio Dellazzari, Genonádio, Guilherme Diniz, John Spectrum, Lisa Domingos, Lúcio Reis Filho, Maicol Cristian, Marcelo Ávila Marques, Mariana Santos, Night Rider, Raphael Rodrigo, Renato Oliveira, Roberto Schima, Rodrigo Ortiz Vinholo e Rodrigo Picon.
A revista, exclusivamente em formato digital, pode ser adquirida aqui. Contudo, exemplares impressos podem ser obtidos na Loja Uiclap.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Velta: Contos da super-detetive 17

Velta, a mais conhecida super-heroína dos quadrinhos brasileiros, vem sendo continuamente publicada desde que foi criada por Emir Ribeiro em 1972. 
Entre diversas publicações especiais, o autor sustenta a série Contos da super detetive, cujo objetivo é apresentar, em ordem cronológica, toda a saga da personagem desde suas primeiras aventuras. 
A edição 17, que está sendo lançada agora, traz as aventuras "As Supernovas", conto ilustrado com as tiras publicadas em 1976, e "A queda do Starlab", hq originalmente publicada em 1979. A capa, cartonada e em cores, recria a do primeiro número do fanzine 10-abafo, de 1979.
A edição pode ser obtida diretamente com o autor, pelo email emir.ribeiro@gmail.com.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Poranduba retoma a produção

O excelente podcast Poranduba, dedicado às lendas e ao folclore brasileiros, em ação desde 2018, estava fora do ar há mais de um ano, desde que seu produtor e apresentador, o professor Andrioli Costa, também conhecido como o Colecionador de Sacis, assumiu uma cadeira na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O corre-corre da atividade acadêmica, somado ao projeto do jogo de cartas Poranduba, lançado há alguns meses, acabaram por relegar o podcast a um dolorido abandono que, felizmente, terminou.
O podcast acaba de publicar um novo episódio, oportunamente chamado de "Recomeços" que marca, assim, o retorno do programa para sua temporada 2024.
É possível baixar o episódio e ouvir online aqui, mas também está disponível nos agregadores de podcasts.
Para apoiar o Poranduba, há uma campanha recorrente, aqui.
Longa vida ao Poranduba!

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Lançamento: Círculos & outras tramas especulativas, Lu Evans

A agitadora cultural e escritora Lu Evans, que tem se destacado nos últimos anos como uma incansável organizadora de antologias de ficção fantástica nacionais e internacionais, acaba de publicar uma coletânea autoral própria. Trata-se de Círculos & outras tramas especulativas, que reúne doze textos de fantasia e ficção científica, entre republicações e inéditos. 
O volume tem 129 páginas e está disponível unicamente em formato digital para leitores Kindle, mas quem não tiver o dispositivo pode acessar o conteúdo nos aplicativos Kindle para PC e smartphone
A coletânea é uma publicação do selo Nebula e está disponível aqui.

sábado, 3 de agosto de 2024

Lançamento: Irmandade de Duna, Brian Herbert & Kevin J. Anderson

"Passaram-se 83 anos depois de as últimas máquinas pensantes terem sido destruídas na Batalha de Corrin, depois de Faykan Butler ter adotado o nome Corrino e ter se estabelecido como o primeiro imperador do Novo Imperium. Grandes mudanças irão moldar e distorcer os rumos da vida humana. O herói de guerra Vorian Atreides virou as costas à política e a Salusa Secundus. Os descendentes de Abulurd Harkonnen, Griffen e Valya, juraram vingança contra Vor, culpando-o pela ruína de suas fortunas. Como a primeira Reverenda Madre, Raquella Berto-Anirul formou a Escola Bene Gesserit no planeta Rossak. Os descendentes de Aurelius Venport e Norma Cenva construíram o Grupo Venport, usando navegadores mutantes e saturados de especiarias. Gilbertus Albans, o pupilo do odiado Erasmus, ensina os humanos a tornarem-se Mentats ― e esconde um segredo inacreditável. O movimento butleriano, que se opõe raivosamente a todas as formas de “tecnologia perigosa”, é liderado por Manford Torondo e sua devota Mestre-Espadachim, Anari Idaho. E o grupo, apenas décadas após a derrota das máquinas pensantes, começa a varrer o universo, destruindo tudo no caminho."
Este é o texto de apresentação do romance Irmandade de Duna, prequela da série Duna, de Frank Herbert, que tem sido bastante referenciada com a recente adaptação cinematográfica dirigida por Denis Villeneuve. É o primeiro volume da trilogia Escolas de Duna e faz parte do universo expandido da franquia criado por Brian Herbert – filho de Frank Herbert – em parceria com o escritor Kevin J. Anderson. 
O volume tem 640 páginas, tradução de Carolina Candido e é uma publicação da Editora Aleph. O lançamento está previsto para o dia 24 de novembro, mas já se encontra em pré-venda aqui.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Conexão Literatura 110

Está disponível a edição de agosto do periódico eletrônico Conexão Literatura, editado por Ademir Pascale, dedicado à divulgação de novos autores e obras da literatura brasileira. 
A edição tem 164 páginas e destaca em entrevista exclusiva o trabalho da atriz e escritora Beth Goulart. Traz ainda contos de Ademir Pascale, Bert Jr., Sellma Luanny, Gilmar Duarte Rocha, Luiz F. Haiml, Marco Pedro Alves Ferreira, Idicampos, Roberto Schima, Iraci J. Marin, Ney Alencar, Mí Santiago e Luciana Simon de Paula Leite, entrevistas com os escritores Geny Vilas-Novas, Jorge Guedes, Fabrício Cardoso, Gabriel Casagrande e Mayara Matuk Sarak, além de poemas, crônicas, resenhas e artigos de assuntos variados.
A revista tem distribuição gratuita e pode ser baixada aqui. Números anteriores também estão disponíveis.