segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Táquion 3

Terceiro número do periódico literário digital Táquion, editado por Renato A. Azevedo para o Clube Brasileiro de Ficção Científica, dedicado ao gênero da ficção científica, cujo número de estreia foi lançado em novembro de 2022. 
A edição tem 134 páginas e traz contos de Bertoldo Schneider Jr., Rubem Cabral, João Maselli Gouvêa, Davi M. Gonzales, Marcelo Henrique Pereira, Marcelo Luiz Dias, Vilto Reis e Pedro Coppola, selecionados na primeira etapa de um concurso permanente que, de acordo com os editores, contou com centenas de textos inscritos e valeu a Schneider, Cabral e Coppola significativos prêmios monetários. Interessante que, dessa primeira leva de textos, o editor só selecionou textos de autores homens. Será que não havia nenhuma escritora entre os concorrentes que merecesse estar entre eles?
Traz ainda um conto do escritor canadense Matthew Hughes, artigo de Gilson Luis da Cunha, e entrevista com o artista Sword Speed, responsável pela ilustração da capa. A edição é completada com resenhas de filmes, jogos e séries de tv. 
Taquion 3 pode ser baixada gratuitamente aqui, nos formatos pdf, epub e mobi. Edições anteriores também estão disponíveis.

3 comentários:

  1. Curioso, a lista de autores exclusivamente masculina também me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo ao questionamento sobre mulheres não publicadas: somente conhecemos a identidade da pessoa após a seleção dos contos. Assim, dos mais de 130 contos recebidos, SIM, apenas 9 mereceram ser publicados. Se os outros 121 contos pertecem a mulheres ou homens, não sabemos. E agradeço ao Mensagem do Hiperespaço em divulgar o Táquion FC.

    ResponderExcluir
  3. Complementando a resposta do Marcelo Bighetti: eu sinceramente achei que estava claro que a submissão de contos é feita de forma ANÔNIMA. Nós, editores da revista, recebemos muitos textos, e em nenhum deles havia alguma forma de identificação do autor.
    Evidentemente que a seleção dos contos passa por um critério SUBJETIVO: somos cinco editores lendo e votando nos contos preferidos. A unanimidade passa longe, mas uma coisa que jamais entrou em discussão foi "quem é o autor" - já que essa informação não fica disponível para nós nesse momento.
    Um detalhe: chegamos a desclassificar autores que se identificaram no texto - o que mostra que, no mínimo, não leram as regras de submissão de seus trabalhos.
    Espero ter ajudado a esclarecer.

    ResponderExcluir