segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Eita!


Editada por Iana Araújo, André Colabelli, Lucas Rafael Ferraz e Vanessa Guedes, Eita! é mais uma revista eletrônica dedicada à ficção científica e à fantasia escrita por autores brasileiros. O que torna a Eita! diferente das outras publicações similares é ser publicada inteiramente em inglês com o objetivo divulgar a fcf brasileira entre os leitores estrangeiros.
Já foram lançadas três edições. O número zero saiu em dezembro de 2020 e trouxe textos de Isabor Quintiere, Miguel Dracul, Lais Dias, Thiago Ambrósio e Machado de Assis. O número 1 saiu em junho de 2021, com textos de Amanda Nunes Avarenga, Santiago Santos, Marina Melo, Michel Peres e Lima Barreto.O número 3 saiu em fevereiro de 2022, com textos de Frederico Toscano, Giu Yukari Murakami, Luísa Montenegro, Saren Camargo, Wilson Júnior e Thomaz Lopes. O trabalho de tradução para a língua de Shakespeare é dos próprios editores, com a colaboração de Natalle Moura.
Posso até entender os motivos que levam uma revista brasileira a esse tipo de aventura, mas certamente não compartilho deles. O mesmo foi tentado diversas vezes por editores de quadrinhos brasileiros no século passado, objetivando o poderoso mercado norte americano. Vários títulos foram publicados em inglês, tanto por artistas independentes como por editoras bem representadas comercialmente mas nenhum foi adiante e penso que o motivo, além do absoluto desinteresse do público alvo, foram as dificuldades com a tradução, que é o mais ingrato trabalho da atividade editorial. 
Ainda que a Eita! não tenha sido criada para o leitor brasileiro, o conteúdo da edição zero está disponível para leitura no saite da revista, aqui. As demais edições, contudo, precisam ser compradas.. em dólares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário