sábado, 29 de dezembro de 2018

Nova odisseia humana

Na primeira fase da internet no país, entre 1990 e 2000 – ainda no território da Segunda Onda da fc brasileira –, surgiram vários projetos de universos compartilhados no ambiente dos fãs. Os mais conhecidos foram a Intempol, de Octávio Aragão, e a coleção SLEV, de Rogério Amaral de Vasconcellos. Com a chegada dos autores da Terceira Onda, tais iniciativas foram abandonadas em favor de trabalhos autorais, pois a facilidade na edição, tanto impressa como digital, não motivava a agremiação de autores como quando as dificuldades para publicar eram maiores.
Então, é bem interessante o recente lançamento de Nova odisseia humana, universo compartilhado apresentado na forma de uma série de romances independentes, cada um escrito por um autor diferente mas seguindo um mesmo enredo geral.
Diz o texto de apresentação: "Há mais de trezentos anos, a humanidade entrou para o rol das raças que conquistaram as estrelas. Neste período, ela ocupou nove sistemas planetários e entrou em contato com inúmeras civilizações. A colonização de mundos parecidos com a Terra e a oferta de tecnologias alternativas no comércio da região galáctica que se encontram colocaram a República em destaque. Vender seus produtos aos gigantescos, antigos e decadentes impérios, sempre envolvidos em suas intermináveis guerras, todavia tornou um problema para uma pequena, mas poderosa nação. Esta gigantesca organização, como preferem alguns, até então dominava os negócios naquela região galáctica. Conhecida como Organização dos Cientistas Livres, uma pequena porém poderosa nação local mantinha cuidadosamente a exclusividade das tecnologias de ponta deste setor da galáxia e as vendiam a quem pagassem o seu preço, controlando, contudo, as vendas das armas mais poderosas e equilibrando deste modo as guerras, fazendo-as durarem indefinidamente. Hoje, com a entrada da Terra neste mercado a situação mudou e a tensão entre estas duas pequenas nações é inevitável".
A coleção promete dez títulos em sua primeira fase chamada A Guerra dos Cientistas Livres. O primeiro volume, já publicado, é Fuga de Olek, de Claudiney Martins. Os volumes seguintes serão Selara IV: O mundo das armadilhas, de Abelardo Domene Pedroga, e O espião relutante, de Miguel Carqueija. Outros nomes envolvidos no projeto são Andréa Martins, Carlos Relva, Roberval Barcellos e Ubiratan Peleteiro.
Para adquirir o primeiro volume, bem como para mais informações sobre o projeto, visite o saite oficial da Editora Universo Compartilhado, aqui.

2 comentários:

  1. O L02 (Selara IV) do Abelardo estará a venda a partir do dias 15. Mas se desejarem reservar é só entrar em contato pelo site indicado acima. Abraço, pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela divulgação, Cesar!

    ResponderExcluir