domingo, 26 de março de 2017

Dentro da noute

O horror está definitivamente em alta nos dois lados do Atlântico. Dentro da noute: Contos góticos, organizada por Ricardo Lourenço, é a mais nova antologia de textos clássicos do gênero, publicada em 2017 através do Projecto Adamastor.
São 397 páginas com 27 contos e novelas em domínio público, nas palavras do organizador,  "uma amostra representativa da literatura gótica produzida por escritores portugueses e brasileiros, assim como dos principais temas que caracterizam o género".
Os textos estão divididos em duas seções principais: a primeira parte é voltada aos autores portugueses: Eça de Queirós, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Alberto Osório de Vasconcelos, Raul Brandão, Fialho de Almeida, Ana de Castro Osório, Florbela Espanca, Álvaro do Carvalhal, Júlio César Machado, Beldemónio, Manuel Teixeira Gomes e Mário de Sá-Carneiro. Já a segunda parte é inteiramente dedicada aos autores brasileiros: Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Júlia Lopes de Almeida, Inglês de Sousa, Rodolfo Teófilo, Alberto Rangel, Afonso Arinos, Medeiros e Albuquerque, Aluísio Azevedo, Thomaz Lopes, Machado de Assis, João do Rio, Gonzaga Duque e Humberto de Campos, boa parte deles já vistos em seleções similares, por isso mesmo, formam um apanhado bastante representativos do que de melhor se viu em matéria de horror gótico entre os autores de língua portuguesa.
A antologia está disponível aqui para download gratuito, em dois formatos para dispositivos móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário