quarta-feira, 18 de março de 2015

Schima returns

Roberto Schima, escritor e ilustrador de fc&f muito ativo nos anos 1990, ficou bastante conhecido por vencer o concurso literário Jerônimo Monteiro, promovido pela revista Isaac Asimov Magazine em 1991. Seu afastamento voluntário do fandom e do mercado editorial ao longo dos primeiros anos do século 21 fez muita falta, pois Schima sempre foi um dos mais bem avaliados autores da conhecida Segunda Onda da fc brasileira. Contumaz vencedor do Prêmio Nova, artista de grandes recursos e boas ideias, Shima é dono de uma obra que deveria fazer parte da bagagem de leitura de qualquer brasileiro interessado em literatura fantástica.
Por isso, foi uma grata surpresa quando Schima enviou um comentário para a resenha a seu livro Pequenas portas do eu, publicado no blogue Almanaque da Arte Fantástica Brasileira.
Disse Roberto Schima: "Grato pela lembrança e pelo texto. Afastei-me por algumas decepções e também por sentir que a criatividade havia morrido, afora questões do cotidiano. Recentemente, lancei alguns trabalhos, casos seus leitores tenham curiosidade: Limbographia e O olhar de Hirosaki. Para quem quiser fazer download de minhas histórias e desenhos: Minhateca. Tenho ensaiado um retorno, todavia, o cotidiano corrido tem atrapalhado. Abraços, Roberto Schima."
Esta é uma ótima notícia e merece este registro, pois é imperativo o resgate a obra deste autor que, com raras exceções, ficou restrita aos fanzines hoje desaparecidos.

Um comentário:

  1. Mais uma vez, obrigado, César, por suas exageradas e generosas palavras. Não consigo - nem desejo - de modo algum me ver dessa forma! Minha esposa ficou me perguntando: "Quanto foi que você pagou a ele para escrever isso?" ... rs... rs... rs...
    Se alguém tiver curiosidade em dar uma "folheada" virtual em "O Olhar de Hirosaki", poderá fazê-lo em:

    http://books.google.com.br/books/about/O_Olhar_De_Hirosaki.html?id=hZJSBQAAQBAJ&redir_esc=y

    Para concluir, uma nota triste: faleceu no fim de semana o Prof. Pierluigi Piazzi, fundador da Ed. Aleph., que tanto lutou para divulgar a cultura no país.

    ResponderExcluir