quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Suplemento: Jornal de histórias em quadrinhos

Está circulando em São Paulo um novo jornal que certamente vai chamar a atenção de todos aqueles que apreciam quadrinhos de arte que, apesar do nome, não vem encartado em jornal nenhum. Suplemento é um jornal independente editado por um grupo aparentemente cotizado, que o expediente indica ser formado por Heitor Yida, Luiz Aranguri, Mateus Acioli e Victor Gáspari, O expediente informa ainda um endereço para correspondências (Avenida Pedroso de Morais, 990, cj. 32, São Paulo - SP, 05420-000), o email (suplementojornal@gmail.com), a fanpage, e mais nada.
Um post na fanpage informa que a proposta do Suplemento é de ser um jornal trimestral, com a tiragem de cinco mil exemplares distribuída em bares, livrarias, bancas de revista, galerias e centros culturais da cidade de São Paulo, e por via postal para todo o Brasil.
Até o momento, foram publicadas duas edições de 24 páginas cada, recheadas com quadrinhos experimentais de autores nacionas e estrangeiros, tais como Ricardo Coimbra, Rodrigo Urbano, Felipe Cavalcante, Jaca, Tommi Musturi, Fernando Bueno, Diego Gerlach, Túlio Caetano, Martin Romero, Luisa Doria, Salomão Montenegro, Julio Lapagesse, Abraham Diaz, Laura Lannes, entre outros. Traz ainda dois artigos, apresentando um lançamento e resgatando uma publicação não necessariamente nova, além de uma entrevista com um quadrinhista importante e, pelo menos, uma hq inédita do entrevistado.
O primeiro número saiu em março de 2014, destacando o trabalho de Fabio Zimbres, entrevistado na edição. O segundo chegou apenas em setembro – apresentado durante o Ugra Fest Zine – com uma entrevista com Lucas Gehre.
Suplemento é uma publicação interessante e diferenciada, inclusive dentro do universo restrito dos quadrinhos, geralmente focados em franquias de sucesso e artistas mainstream. Vale a pena o esforço em conhecê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário