sábado, 13 de setembro de 2014

Companhia das Letras fantásticas II

O século 21 ainda não nos trouxe os automóveis voadores, as calçadas rolantes e o teletransporte, mas a ficção fantástica parece que caiu definitivamente nas graças do público brasileiro, como pode ser percebido na última Bienal do Livro em São Paulo quando filas imensas de jovens leitores esperavam por horas para conseguir o autógrafo de seus autores favoritos de fantasia. É esse fenômeno de marketing cultural que motivou a maioria das grandes editoras a criar selos e coleções específicos para a literatura especulativa. Ainda que a ficção científica continue comercialmente mal vista, também está crescendo, comendo pelas beiradas a partir de aventuras juvenis que as editoras convencionaram chamar de "distopias".
Como blogue parceiro da editora Companhia das Letras, tenho percebido o contínuo crescimento do catálogo de literatura especulativa dessa editora que, nas últimas semanas, divulgou o lançamento de vários novos títulos interessantes.
O círculo, do escritor norte americano Dave Eggers, lançado em agosto, é uma ficção científica de futuro próximo que flerta com o cyberpunk na medida em que discute o impacto social de uma empresa de tecnologia extremamente poderosa que detém o poder de acessar e vigiar as vidas de todas as pessoas do mundo.
A franco-brasileira Pauline Alphen chega em algumas semanas com o terceiro volume da série de fantasia Crônicas de Salicanda, A aliança. Apesar de ser situada no século 23, a história dos gêmeos Jad e Claris explorando esse mundo futuro tem os contornos de fantasia medieval, sem traço de tecnologia que poderíamos esperar. A capa reproduzida ao lado é da edição original francesa.
Através do selo Seguinte, a editora apresenta três títulos. Coração ardente, lançado em agosto, é o quarto volume da série de terror Bloodlines, de Richelle Mead, autora da bem sucedida série Academia dos Vampiros, da qual Bloodlines é sequência direta. A caçadora de vampiros Sidney Sage segue seu romance com o vampiro Adrian Ivashkov, enquanto tenta reatar relações com sua irmã caçula, que também é uma caçadora. O primeiro volume da série, Laços de sangue, foi resenhado pelo Hiperespaço aqui.
A caverna das maravilhas, de Matthew J. Kirby, é o quinto volume de Infinity ring, série de fantasia científica com viagens no tempo. Neste episódio, o Anel do Infinito manda Sera, Dak e Riq para Bagdá, no ano de 1258, quando eles terão de corrigir outra falha na história impedindo a destruição de uma biblioteca importante. O livro está disponível desde agosto.
Em setembro chega Mundo novo, primeiro volume de uma série de fc que conta a história de um grupo de adolescentes tentando sobreviver num mundo futuro em que uma praga dizimou toda a população adulta. O romance é de autoria Chris Weitz, cineasta conhecido por dirigir os longas A bússola de ouro (200&) e Lua nova (2009), ambos adaptações de romances de sucesso.
A Companhia das Letras investe também nas republicações, com a reedição de Vinte mil léguas submarinas, de Júlio Verne, na coleção Clássicos do selo Penguin-Companhia, com uma capa tão espetacular que convence qualquer leitor a adquirir de novo este romance. E também o intrigante Sonhos de Einstein, de Alan Lightman, pela Companhia de Bolso, com um conjunto de relatos imaginários que teriam sido os sonhos de um jovem Albert Einstein sobre o tempo e o espaço, que o teriam levado a desenvolver a famosa Teoria da Relatividade.
A editora promete que mais virá por aí, e o Hiperespaço continuará a acompanhar. Fique ligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário