terça-feira, 23 de março de 2010

Esquadrão Ford - Eternos


A década de 1980 foi pródiga em iniciativas dos fãs. Havia dúzias de fanzines e diversos fã-clubes dedicados a todo tipo de objetivos, com as mais criativas dinâmicas. Um dos mais curiosos era o Esquadrão FORD, fã-clube dedicado ao ator Harrison Ford, que na época estava em dez entre dez filmões de Hollywood. A princípio, era um clube basicamente feminino, mas como o ator era muito identificado então com a ficção científica, principalmente por conta dos filmes da franquia Star Wars, muitos garotos também se uniram ao grupo, incluindo eu, que conhecia a maior parte das meninas, que então eram assinantes do Hiperespaço.
Cada novo associado devia preencher um cadastro no qual tinha que definir um codinome, uma função e uma espaçonave. Como eu sabia que não seria lá muito ativo no Clube, escolhi a função de pirata e o codinome Donal Graeme de Dorsai, inspirado num romance de Gordon Dickson que lera recentemente. Não recordo o nome da minha nave, infelizmente.
Logo, o Esquadrão FORD lançou um fanzine homônimo, que veiculava histórias em quadrinhos bem divertidas com os personagens criados pelos membros do clube. Mas, como todos os fã-clubes criados naqueles tempos, o Esquadrão também desapareceu no limbo cibernético da internet, em meados dos anos 1990.
Mas uma parte do pessoal continuou ativo. Além de um blogue do Esquadrão FORD, um dos principais membros do clube, Anderson Siqueira, responsável pelas criativas quadrinhizações do fanzine, desenvolveu através de seu estúdio o curioso e surpreendente desenho animado Esquadrão FORD - Eternos. A sinopse do filme é a seguinte:
"No futuro... o planeta Terra está em guerra contra Eridano, e os Eridianos buscam se apoderar de uma pedra mística, capaz de dar vida eterna e de gerar energia suficiente para destruir planetas. Para impedi-los, é acionado um grupo de soldados de elite da Defesa Terrestre, o Esquadrão FORD (Força Organizada de Reconhecimento e Defesa) mas antes de enfrentar o inimigo, o Esquadrão terá que enfrentar seus próprios segredos".
O filme tem cerca de uma hora de duração, disponibilizada na internet pelo site de filmes YouTube, em 24 episódios de 3 minutos, em média. O filme foi finalizado em 2009 e tem uma trilha sonora original, criação do próprio Anderson e de seu irmão, o escritor Adriano Siqueira. As vozes dos personagens são de Anderson Siqueira, Ana Paula Medeiros, Arlete Dias Corrêa e Gabriel Medeiros.
Para ver o filme inteiro clique, na ordem, em cada um dos links a seguir.
Eu gostei. O estilo do desenho lembra as gravuras psicodélicas de Andy Warhol, com recursos de animação 3D nas cenas com espaçonaves. Há muitas referências e homenagens a filmes e histórias em quadrinhos para divertir os fãs. O ritmo é truncado, o que fica mais patente pelo fato de ser exibido em trechos tão pequenos, mas frente ao mérito da realização, isso é irrelevante.
Na parte 24, que conclui o filme, os créditos reproduzem a lista completa dos codinomes dos sócios (nem Donal Graeme foi esquecido). Veja até o final porque, depois dos créditos, há mais algumas cenas reveladoras.
Mais informações sobre o filme, bem como contato com o autor, no blogue Quadro a Quadro.

3 comentários:

  1. Parabéns ao Anderson Siqueira, que além de ser um grande artista, é muito esforçado, pois fazer um desenho animado, com essa qualidade praticamente sozinho (não podemos esquecer os dubladores e apoiadores) não é fácil não!!!

    Espero que este seja o primeiro de muitos que virão pela frente!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei nem perto de me imaginar um dia merecedor de um espaço desses em um dos veiculos mais importantes e respeitados do mundo da ficção cientifica, e comandado pela referencia que é Cesar Silva, que acreditem... não fazia a minima ideia que era o "Donal Graeme" dos tempos do Esquadrão. Sabia que naquelas páginas existiam talentos inimaginaveis despontando para um futuro incerto e me deixa orgulhoso de compartilhar o espaço e época. É como lutar na mesma guerra, andando ao lado de lendas vivas. Me sinto escutando e vivendo o discurso da carroça de Henrique V, eu estava lá com eles.
    E não me canso de agradecer aos comentarios de Joel Caetano, vencedor do Festival de Curtas Fantasticos de São Paulo. Grandes amigos e grandes incentivos para a ficção cientifica nacional, e para a produção de mais e melhores materiais.
    Meu mais sincero: Muito obrigado!
    Anderson Siqueira

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo! Uma das "tarefas" do EF sempre foi difundir a amizade entre aqueles que possuem a mesma admiração por SW, Harrison e Ficção Científica (o grande impulsionador da minha vontade de unir os fãs).
    O Ef surgiu com Harrison como patrono justamente por causa do personagem Han Solo, crecendo depois para abranger a saga SW e a ficção científica. Gostaria que tivesse crescido mais ainda nesse conceito e por isso meus aplausos são constantes ao Anderson Siqueira, por tornar sempre forte esse lado do EF.
    Por mais que o Esquadrão ainda seja visto só como fã clube do Harrison, ele é muito mais do que isso, porque na sua essência traz o mote que desenvolveu todos os fãs clubes da época, quando se redescobriu a vertente da FC de maneira decisiva para o que hoje conhecemos nesse gênero.
    E olha que sou a fã número 1 do Harrison, mas a minha primeira paixão foi a ficção científica.
    Mas o que importa mesmo é que o EF represente isso: o encontro e reencontro de amigos, que podem conversar sobre suas paixões, trocar idéias e se divertir muito.
    No meio de tudo isso, surgiu esse grande talento que é o Anderson Siqueira e particularmente, deu-me duas grandes alegrias: ser uma personagem de HQs (amo os quadrinhos e fiquei radiante com isso) e agora de uma animação.
    Para mim, foi uma glória, especialmente com todo o talento dele.
    Eu só posso parabenizar, várias e várias vezes.
    E rever os amigos, mesmo virtualmente, é algo sensacional.
    Valeu Cesar! Valeu Anderson, Adriano e tantos outros.
    O EF na minha vida é, sem dúvida, uma das melhores coisas que já me aconteceram.

    Abraços

    Lisa Sukys Starbuck

    ResponderExcluir