Está disponível para download gratuito a antologia O fantástico como gênero e modo atemporal, organizada por Fernanda Aquino Sylvestre (UFU) e Aparecido Donizete Rossi (UNESP) para a Editora Projetium, de Uberlândia.
O livro tem 268 páginas e reúne nove ensaios acadêmicos sobre o fantástico na literatura, dos pesquisadores Silvia T. Zangrandi, Lúcio Reis Filho, Alexander Meireles da Silva, Luciana Colucci, Débora Furtado Moraes, Josilene Pinehiro-Mariz, Cynthia Beatrice Costa e Cinthia Raquel de Castro Silva, com a participação dos organizadores em alguns deles.
Diz Cido Rossi na apresentação do volume: "As narrativas insólitas, em seus mais variados modos e gêneros, têm envolvido tanto leitores quanto espectadores – um fenômeno de longa data, que descende das narrativas orais de cunho maravilhoso, como contos de fada e outras manifestações do folclore, o que abarca
vampiros, bruxas, monstros, gênios, dragões, demônios, seres mitológicos e outras tantas personagens intrigantes, misteriosas e assustadoras que habitam um universo no qual nos confrontamos com o impossível. [...] Pensando nessa permanência dos diversos “fantásticos” e na sua extensão para diversos suportes, o livro O fantástico como gênero e modo atemporal acolheu textos do fantástico de maneira ampla, em suas diversas manifestações artísticas."
Este é o segundo livro publicado pelo Grupo de Pesquisa Vertentes do Fantástico na Literatura (CNPq/UNESP). O primeiro foi Entornos do gótico e do fantástico, publicado no primeiro semestre de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário