quinta-feira, 21 de março de 2013

Argonáuticas

A Editora Argonautas animou-se com a proximidade da segunda edição da Odisseia, congresso de autores e editores de literatura fantástica que rola em Porto Alegre nos próximos dias 12 e 13 de abril, e me mandou um pacotaço de livros publicados em 2012, para serem divulgados, quiçá resenhados, aqui, assim que possível. 
Vieram nada menos que quatro títulos, sendo o principal deles a antologia de não-ficção Fim do mundo: Guerras, destruição e apocalipse na história e no cinema, organizado por Cesar Augusto Barcellos Guazelli, Charles Sidarta Machado Domingues, José Orestes Beck e Rafael Hansen Quinsani. O livro reúne ensaios de perfil acadêmico sobre os filmes catástrofe que trabalham com o tema do fim da existência humana, tem 234 páginas e está dividido em duas partes principais. Na primeira estão 21 textos longos que desenvolvem argumentos sobre uma grande variedade de filmes e cineastas, tais como Dr. Fantástico, Contágio, Apocalipto, A noite dos mortos-vivos, A última esperança da Terra, Armageddon, Guerra de mundos, O sacrifício, Ensaio sobre a cegueira, entre outros, por um enorme elenco de ensaístas, entre os quais está Duda Falcão, um dos editores da Argonautas. A segunda parte, denominada "Extras" apresenta mais 13 ensaios curtos e as fichas técnicas dos filmes citados no livro.
Bazar pulp: Histórias de fantasia, aventura e horror é uma coletânea de contos inéditos de Cesar Alcázar – outro editor da Argonautas –, mais um título interessante do lote. Em formato de bolso, com 96 páginas impressas em papel reciclado, o livro apresenta sete contos na linha clássica da Weird Fiction, fazendo jus ao título. A capa traz uma ilustração de Fred Macêdo homenageando as histórias de fantasia heróica típicas desse período.
Duas antologias completam o pacote: Autores fantásticos traz 16 histórias originais e inéditas, cada uma delas homenageando um importante autor de ficção fantástica, entre os quais dois brasileiros: Simões Lopes Neto e Monteiro Lobato. O livro tem 162 páginas e traz contos de Nikelen Witter, Duda Falcão, Celly Borges, Cesar Alcázar, Ju Lund, A. Z. Cordenonsi, Simone Saueressig, Christian David, Leon Nunes, Fabiano Vianna, Leonardo Colucci, Mario André Pacheco, Estevan Lutz, Leo Carrion, Suzy M. Hekamiah e José Aguilar García, que também assina a ilustração da capa. A edição não identifica um organizador, sendo que, assim, a responsabilidade fica com os editores Duda Falcão e Cesar Alcázar.
Completa o lote a antologia Passado imperfeito, organizada por Ademir Pascale, volume de 104 páginas com oito textos inéditos de história alternativa de autoria de Christian David, Luciana Fátima, Daniel Borba, Marcelo Biguetti, Estevan Lutz, Tibor Moricz, Mariana Albuquerque e do próprio Pascale, com prefácio de Christopher Kastensmidt.
Com certeza, não vai me faltar o que ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário